FILHOTES DE BORDER COLLIE

A origem da raça Border Collie

O Border Collie, como é conhecido internacionalmente, originou-se no século XIX, na região entre a Escócia e a Inglaterra. As primeiras referências literárias à raça datam de 1570, quando havia, inexplicavelmente, diversos nomes, entre eles Collie de Trabalho, Collie de Fazenda e Collie Inglês.

Em 1915, foi usado pela primeira vez o termo Border Collie. A palavra inglesa Border significa fronteira; o termo Collie não é exatamente conhecido, podendo ter origem na palavra celta coalley, que quer dizer preto, na palavra gaulesa coelius, que significa leal, ou no nome de uma raça de ovelhas escocesas, coelley.


Em 1906, definiu-se o primeiro padrão da raça que, ao contrário dos padrões da maioria das raças, assinalava mais a descrição das habilidades para o trabalho do que uma descrição física propriamente dita. Até 1915, a raça era conhecida simplesmente como Sheepdog, quando foi, então, batizada de Border Collie. Trabalhos gravados em madeira, datados de 1800, mostram cães que lembram o Border Collie, tanto de pêlo curto como de pêlo longo. Ao ver um Border Collie, a Rainha Vitória se tornou uma grande entusiasta da raça.     


Por ser um cão essencialmente de trabalho, suas características físicas foram sempre colocadas num plano secundário. A criação do Border Collie despertou interesse para exemplares mais aptos ao trabalho, ou seja, os criadores preferiam acasalar os cachorros com melhor desempenho para o trabalho, sem se preocupar com os aspectos físicos.


Entretanto, cada vez mais, o Border Collie é dirigido para outras finalidades que não o pastoreio. Atualmente, é muito fácil encontrá-lo em provas de agility; na maioria das vezes, obtém excelentes colocações, exibindo uma performance invejável. Ressalta-se, ainda, que os Borders Collies são considerados os melhores nas modalidades de esporte frisbee, freestyle e show dog. Nas exposições de beleza, o número de Borders Collies aumenta sensivelmente a cada ano que passa, assim como os registros da raça nos Kennels.


A inteligência do Border Collie foi constatada por vários testes e por inúmeros experts, que o colocaram no topo do ranking de inteligência entre todas as raças caninas.


O Border Collie é um cão muito dócil, convive harmoniosamente com crianças e adultos. Os espécimes da raça se destacam por seu fenótipo (características do cão determinadas pelo seu genótipo), o que leva muita gente a optar por tê-lo como companhia; porém, é recomendável a prática de alguma das modalidades de esporte já citadas anteriormente, pois se um Border Collie for mantido em uma casa ou apartamento de forma sedentária, possivelmente, desenvolverá alguns maus hábitos.


Border Collie, imbatível no agility! 


O agility, competição em que o cachorro transpõe inúmeros obstáculos, no menor tempo possível, obedecendo aos comandos do dono, teve sua origem na Inglaterra, no ano de 1978, como diversão para o público nas exposições de beleza canina. O Border Collie se sobressai nas pistas de agility em razão da sua indiscutível agilidade. O fato de ser um pouco mais comprido do que alto auxilia a sua movimentação e proporciona, conseqüentemente, um ganho na sua velocidade. 


Pergunte aqui no Blog

Veja as Fotos

Veja os Videos

16 views - 0 comments

Newest Members