FILHOTES DE BORDER COLLIE

Freestyle - Interaja melhor com seu Border Collie 

Freestyle / Pastoreio / Agility / Frisbee  / Flyball

O Freestyle é um esporte relativamente novo, que surgiu no final dos anos 80 e início dos anos 90, quase que simultaneamente na Europa, Canadá e Estados Unidos da América. Essa modalidade combina, integralmente, a obediência e a dança do cão, tornando-a, totalmente, original e emocionante. Surge, então, a execução pelo treinador e o cão do footwork, ou seja, a dança orientada no tempo perfeito da música. Para realçar a interpretação da música e envolver os espectadores no espírito do Freestyle, é interessante que o treinador se vista a caráter. 


Para a prática do Freestyle o proprietário jamais necessita saber dançar, e sim executar alguns movimentos leves em perfeita sincronia com o cão. Esses movimentos criam a ilusão de que estão dançando, tornando-se uma prática ideal para a raça Border Collie e benéfica, também, para seus proprietários para o alívio de estresses, melhorando, sobremaneira, sua qualidade de vida. É a modalidade que exige mais criatividade e treinamento


O Canine Freestyle (Estilo Livre Canino) é uma modalidade de esporte onde se pode dançar, literalmente, com o Border Collie, utilizando-se de coreografia previamente ensaiada, ao som de uma música predeterminada.


Portanto, os fatores preponderantes dessa modalidade são a música, o ritmo, a obediência e o seu cão. Através dela há uma perfeita integração do proprietário ao seu Border Collie, que se tornará um cão mais feliz, obediente e controlado. Além de ser uma modalidade de esporte que não despende muito esforço físico do proprietário e do cão, as aulas levam à diversão e total descontração, o que se torna benéfico para ambos. O cão ao praticar esse esporte passa por um processo racional de adestramento, assimilando exercícios fundamentais de obediência. Portanto, com a prática desse esporte, você terá, também, um cão mais obediente.


A realização de movimentos sincronizados com o cão cria a ilusão de que estão dançando. Você deve conscientizar-se de que o cão deve ser o centro de todas as atenções, e a sincronia entre proprietários e cães tem que ser perfeita, pois a prática do Freestyle é uma das maneiras mais divertidas para se ter um cão educado e feliz, além de perfeitamente socializado, mais equilibrado, confiante e saudável mentalmente e fisicamente.


Essa modalidade de esporte é, normalmente praticada por proprietários e adestradores de cães amantes de música e da dança. Utilizando esse esporte como hobby, essas pessoas, sempre bem humoradas, têm por objetivo interagir melhor com seu cão, procurando se divertir e comunicar-se melhor com ele.


“Para os observadores de fora, pode parecer apenas pessoas dançando com seus cães, mas os praticantes garantem ser uma forma divertida de treinar e aumentar a docilidade e o vínculo com seus cães.”

Pergunte aqui no Blog

Veja as Fotos

Veja os Videos

16 views - 0 comments

Newest Members