FILHOTES DE BORDER COLLIE

O encantador Border Collie

Quem gosta de cães dificilmente não se encanta com a raça Border Collie. Ela é altamente inteligente, responsável, tem grande capacidade de obediência e trabalho e é extremamente cativante. O Border Collie se tornou uma celebridade canina após ser eleito o mais inteligente de todos os cães no livro The Intelligence of Dog (A inteligência dos cães), de Stanley Coren. Segundo o autor, comportamentista e psicólogo especializado em cães, a raça foi considerada a mais brilhante por 190 dos 199 adestradores e juízes de obediência consultados.

Podemos afirmar que é a raça mais indicada para pessoas que querem praticar atividades com o seu cão e, principalmente, as que desejam praticar modalidades como o agility, frisbee, freestyle, flyball, pastoreio e show dog.


Como comprovação da impressionante inteligência e capacidade de assimilação, cita-se o Border Collie de nome Rico, o qual conseguiu reconhecer mais de 200 palavras. Trata-se de um Border Collie extremamente inteligente, que foi estrela de televisão na Alemanha, sobressaindo-se em estudos psicológicos em função do seu comportamento – a rapidez do aprendizado de novas palavras pelo cão foi justamente um dos aspectos que mais impressionaram os cientistas.


A pesquisa foi efetuada por Josep Call, Juliane Kaminski e Julia Fischer, do Instituto Max Planck para Antropologia Evolucionista de Leipzig, e publicada na revista “Science”. Rico conseguiu abocanhar 37 em 40 itens escolhidos ao acaso da sua coleção de brinquedos. Suas incríveis habilidades demonstram que certos aspectos da compreensão da linguagem devem ser bastante antigos na evolução das espécies e podem ter surgido antes da fala humana.  


O Border Collie, além de extremamente apaixonante, é bastante sociável com amigos e familiares e jamais nervoso ou agressivo, apegando-se facilmente ao grupo que o adota, sem nenhum risco futuro. Apesar do seu tamanho médio, apresenta um porte bem proporcionado e de aparência atlética definida. Além de bastante resistente, possui muita graça e incrível habilidade, sendo a impressionante inteligência a sua marca registrada.


 Entre as suas principais características, destaca-se também a sua grande energia. Portanto, o ideal para a raça é a prática de qualquer atividade de agility, frisbee, flyball e freestyle. Porém, na impossibilidade disso, é necessário, no mínimo, a prática de alguma atividade física diária, tal como caminhada ou arremesso de brinquedos que o cão possa buscar e trazer para o dono.


 O Border Collie é um cão muito ativo e não se adapta às pessoas que gostam de sossego e tranqüilidade. Além disso, outra característica considerada muito importante do Border Collie “em ação” é o seu chamado power eye (força do olhar). É através do olhar penetrante e impressionante que ele consegue, apesar do tamanho, dominar rebanhos no pastoreio com tanta eficiência. É necessário, portanto, que receba estímulos e desafios diariamente do seu proprietário, para ter todas as suas necessidades atendidas.   


O estupendo Border Collie é indiscutivelmente a raça campeã na preferência dos praticantes do agility. Nos campeonatos mundiais, na categoria Standard, a participação de cães dessa raça atinge, em média, 80% dos competidores. 


As cores da pelagem no Border Collie 


A raça não segue um padrão muito bem definido com relação a cores, podendo ser preto, marrom e branco, tricolor, pintado, vermelho, amarelo, azul e, até mesmo, cinza. Como se vê, a variedade de cores é permitida, porém, a cor branca jamais deve ser predominante.

Pergunte aqui no Blog

Veja as Fotos

Veja os Videos

63 views - 0 comments
53 views - 0 comments
67 views - 0 comments
86 views - 0 comments

Newest Members